sábado, 7 de dezembro de 2013

Viajando a "serviço"

Tanto tempo sem dar notícias no blog...
Ultimamente tenho esquecido de registrar os ultimos acontecimentos de Laurinha, quando percebo ja passou tanto tempo que depois acho o fato desinteressante :(

No início do ano entramos novamente em investigação diagnóstica pra tentar identificar alguma provável síndrome genética associada à paralisia cerebral. Tinhamos uma bateria de exames pra fazer, a fim de contribuir na investigação.

So agora conseguimos realiza-los. Viemos para Fortaleza e estamos voltando com os resultados pra tentar solucionar o quebra cabeças de Laurinha :)

Fizemos video fluoroscopia da deglutição e confirmamos que ela tem uma disfagia, no entanto a ingestão dos liquidos, semi pastoso e pastoso esta segura. Ela consegue relizar sem aspirar e isso é resultado de muita estimulação com fono. A parte dos alimentos sólidos ela não faz a mastigação efetiva. O movimento de língua é intenso (resultado do trabalho com fono), mas ela so consegue amassar o alimento e depois engole. Espera dissolver na boca. As vezes joga fora. Então essa parte ainda precisa de cuidados e pedaços so beeeeem pequeninos e que sejam fáceis pra ela tentar mastigar.

Fizemos também um exame de urodinâmica e confirmamos que a bexiga dela é pequenina mesmo. Tem movimentos involuntárias que a impedem de segurar o xixi. Com pouco volume líquido ela ja libera. Esse foi o mal que nos assombrou com inúmeros episódios de infecção urinária. Ja tem aproximadamente um ano que conseguimos controlar. Ela ta otima de saúde e vamos confirmar com a nefrologista o que fazer pra tentar melhorar essa bexiga.

Coletamos cariótipo, fizemos vaaarios raios x e ultrassonografia do abdômen total. Fechando então a coletânea de exames.
Nossa proxima etapa serão as avaliações com os especialistas recomendados pela geneticista. Esses estão programados so pra 2014 e então retomaremos a nossa investigação com tudo em mãos.

Eu estou torcendo pra que possamos conseguir umas respostas tranquilizadoras. Que nos possibilite trabalhar melhor a estimulação da Laurinha. Pra que ela possa obter mais ganhos e que a gente possa sentir segurança em pensar beeeeemm futuramente em um irmãozinho pra ela.

No mais.... nossa viagem esta sendo tranquila e gostosa. Ela ja foi na praia e como sempre se divertiu muito. Uma caneca de agua e uma bacia ja fazem a minha filha imensamente feliz. Ela so precisa de pouco... de muito pouco pra me mostrar que existe amor nas pequenas coisas da vida.

Quem acompanha o blog ja ja teremos muitas fotos!!
Bj

sábado, 14 de setembro de 2013

Abrindo as portas pro mundoooooo...

LAURINHA APRENDEU A ABRIR AS PORTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!

PERIGO, perigo, Perigoooooooooooooo!!!!

De testes em testes, a pequena curtiu o movimento da maçaneta e descobriu que empurrando a porta junto a liberdade era o prêmio kkkkkk.
Já não cola mais deixar Laurinha brincando de portas fechadas no quarto, agora ela sai, abre outra porta e vai sim mexer tudoooooooooo, tudo e mais um pouco do que estiver ao alcance dela. 

Em parte é lindo, é gratificante, é sinal de evolução.
Mas é tenso, perigoso, assustador...

No quintal temos uma piscina sem proteção, o que dava segurança eram justamente as portas e a grade na porta dos fundos, limitando o acesso ao quintal e que graças a Deus ela vai demorar bastante tempo pra ultrapassar. Mas abrir a porta de entrada e dar a volta na casa pro encontro da piscina, isso ela ja sabe e muito bem :).

Então, portas de acesso trancadas e atenção mais uma vez redobrada, porque em casa ninguém seguraaaaa!!!

:)

domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos Pais...

Hoje é o domingão especial de Agosto, que muitos chamam o "Mês do Desgosto". Não gosto de lembrar como um mês ruim, até porque é o mês do meu aniversário e eu adooooro fazer aniversário :)
Mas cada um sabe o porque intitula como um mês desagradável...

Exatamente há três anos de Dia dos Pais, a Laurinha estava tento sua última crise convulsiva (se Deus quiser não teremos outra) e isso aconteceu enquanto estávamos na igreja, na missa de um domingo dos Pais, e ela estava deitadinha no colo do Fred.
Foi um tenso dia dos pais pra ele, foi um tenso domingo pra mim... não me enche o coração de emoção lembrar porque eu me recuso a chorar por coisas tristes e ruins e me recuso a marcar o mês de Agosto como um mês ruim por isso ter nos acontecido.

Eu agradeço muito no dia de hoje, por ela estar ótima, saudável, esperta, inteligente, começando a abrir portas, mexer os objetos, chorar quando incomoda, reclamar de sono e fome, enfim... por ela estar se desenvolvendo.

Já são três maravilhosos anos sem crise convulsiva e esse mês de Agosto é mais do que especial, é o marco do renascimento da minha vidinha que saiu ilesa de uma UTI pros nossos braços!

ELE merece mais que um Feliz Dia dos Pais e um embrulho com qualquer objeto que o dinheiro possa comprar. Ele merece nesse Dia dos Pais, todo o amor e gratidão do mundo porque tem lutado diariamente ao lado dela pra que Ela tenha uma vida cada vez melhor...

Laurinha recém nascida no berçário
Com 1 ano e 4 meses, após a convulsão, quando pudemos pegá-la no colo. Deixei ele ir primeiro...
1 ano e 4 meses, quando recebeu alta da UTI e foi pro quarto. Ele não quis desgrudar dela

No dia de hoje eu tenho visto e lido tantos relatos e recados de mães que vivem ou viveram seus dramas de criar um filho sozinha. Ta certo que nem todo homem é digno de ser pai ou sequer de levar consigo o peso dessa palavra, mas nem toda mulher também é digna de ser mãe. Não preciso comentar, o que o mundo tem nos mostrado é de arrepiar até o último fio de cabelo!!

Guerreiras são as mães que exercem a função de pai, mas não são melhores do que os pais que se dedicam dignamente também na função de mãe.

Então que no dia de hoje prevaleça o respeito, porque é a partir do respeito que se constrói o amor e o amor é a base de uma família.

Que o domingo seja perfeito pra todo mundo!!





quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Caiu...

Ontem Laurinha tava toda sapequinha a caminho do banho, atividade preferida diga-se de passagem, e escorregou no chão do banheiro batendo a boquinha direto no chão.
Como já tinha acontecido outras vezes, eu não assustei e tentei acalmar entrando com ela no banho e lavando o machucado no chuveiro. Ela enfim parou de chorar e eu pude "avaliar" a situação. Dessa vez a o machucado tinha sido bem feio.
Depois de lavar a boca, percebi que ela não tinha só cortado o lábio como das outras vezes que já tinha caído ou batido em algum lugar. Mas ela tinha batido bem forte os dois dentinhos da frente, que ainda são de leite e como ela já tem 4 aninhos, eles já estão a caminho da queda :)
Não sei o quanto pode interferir no nascimento do próximo dente, a queda antecipada de um dente de leite, mas fiquei com medo e levamos ela a um dentista.
Ele fez uma avaliação e um raio x pra verificar se não tinha quebrado ou lesionado por dentro da gengiva e graças a Deus tudo bem. Saímos do consultório com um remedinho pra inflamação e orientação de alimentos líquidos e evitar mordidas fortes, mas vai explicar isso pra uma garota que adora morder tudo e todos :(
Nem preciso dizer o drama que foi dar a comida pra Laura, gotejando pinguinho por pinguinho com a mamadeira. Tenso!!
Hoje de manhã ela ainda amanheceu chatinha com a dor, não conseguiu comer sugando sozinha, o dia todo alimentando no gotejamento de mamadeira, até a colher quando toca o dente incomoda. Minha impressão e minha certeza kkkkk, é que vamos perder esse dente muito em breve, eu espero estar errada; mas pela sensibilidade que ela demonstra a coisa tá feia!
No final das contas só no finalzinho da noite eu fui perceber que além de ter batido feio o dente no chão, machucado o lábio, ela ainda arranhou o nariz e fez um galo na cabecinha!
Tadinha!!!!!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Alimentação e Constipação

Quem diria que eu escreveria esse post em menos de 5 anos de vida da minha baby girl.
Laurinha está com sobrepesooooo!!! Comendo muitoooo, comendo tudoooo, comendo demaaaaais :)

Várias semanas atrás a Laurinha começou a sofrer muuuuito com constipação intestinal e havia dias que só o uso do supositório ajudava na eliminação das fezes. Claro que nem preciso relatar o quanto ela ficava irritadinha com aquele "totozão" preso dentro dela e ela sem saber falar o que era, sem comer pq tinha muito lá dentro ainda kkkk e sem poder fazer "o serviço" com a qualidade que precisa.
O fato dela ficar tão constipada recai e muito na quantidade minúscula de água que ela toma durante o dia, e já tentamos de todas as formas aumentar e não conseguimos.
Algumas coisinhas erradas, as vezes mingau em excesso, massa constipante, fruta constipante e um monte de danoninhos, achocolatados "engordiets".
Resultado, Laurinha comendo mal, eliminando mal e engordando tudo errado :(

Quando essa fase crítica de constipação começou, eu fui revirar na internet algumas dicas sobre o que mudar na alimentação dela e apesar de saber que a água é extremamente importante, eu tenho consciência que essa batalha ainda precisa de um capitulo a parte, então parti pras alternativas. Enganar a Laurinha com suquinhos grossinhos que possam parecer uma vitamina kkkkk.
Começei a substituir os danoninhos e achocolatados por suquinho de mamão ou mamão com maçã. Nada de leite, nada de massa, suquinho grossinho e puro. Ok, aprovadissimo! 300ml vai brincando e se tiver mais, vai também :)
Diminuindo a quantidade de mingau pra dormir, mais ralinho, mais água e menos massa, preferência aveia, muita aveia, só aveia. Eu NUNCA tinha dado mingau de aveia pra ela. Ok, aprovadíssimo. Aveia é bom, não desarranjou tudo, só ajudou o "totozão" a descer rapidinho :)
De manhã acrescenta umas duas ameixas secas sem caroço na vitamina de frutas, sai banana prata e entra a nanica que tem mais fibras, entra o abacate também (eu não gosto e não dava :(, que mãe malvada kkk), tudo ok, vai 300ml num piscar de olhos e ainda rebate com um miolinho de pão que agora é só integral kkkk.
No almoço e janta um arroz ou macarrão integral, legumes variados e menos batataaaaaa kkkk, chega de carboidratoooos!!
Aaaaahhh não tem mais Ninho Soleil, mas tem Actívia que foi muito bem aprovado.

Mudanças muito sutis, claro que tem crianças por ai comendo muuuuuuuuuuuuuuuito mais saudável que ela, mas é o que podemos fazer pra tentar equilibrar a alimentação de uma baby que ainda não consegue comer todas as consistências (mas vontade não faltaaaaa, ela quer comer de tudo um pouco).

O resultado maravilhoso já veio na melhora da constipação intestinal, sem necessidade de remédios, sem uso de suposítorio. Tudo fluindo naturalmente e sem o esforço horroroso que ela fazia antes, tadinha até lagrimava!!

Agora vamos torcer pra engorda maneirar um pouquinho e muita, muita, muita piscina pra ela movimentar esse corpinho que não é mais de miss :)


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Termometro Braun e Aspirador nasal Graco

Nesses quatro anos de vida da Laurinha, recheados de episódios de gripe com muita febre e todo muco a que se tem direito, acompanhados de uma paralisia cerebral que nos permitiu convulsionar ate com 36,5°C, eu ja tinha perdido as contas de qiantas vezes chupei o narizinho dela pra ajudar a respirar (eca, mas sou mãe) e das vezes que rezei pro termometro não quebrar ou parar de funcionar kkkk.
Muitos dizem que o termometro de mercúrio faz mal, outros dizem que o digital não funciona direito. Eu sempre usei os dois. Muitas vezes simultâneos hehe.
Como nosso estoque de termometros de mercurio ja tinha acabado (todos quebrados) e o digital ja não ultrapassava mais a marca dos 35°C, resolvi investir no tal termometro super ultra mega power da Braun, que te da o resultado em apenas 1 segundo. TO DE PAIXÃO COM ELE. Amando!! Pratico e objetivo. Não incomoda a baby em nada. Coloca no ouvidinho e rapidinho a temperatura exata.
O aspirador nasal da Graco é a minha esperançosa arma contra o catarro que a Laurinha não sabe eliminar nos periodos de gripe forte.
É doloroso ver o tanto que ela sofre entupidinha e nessa altura chupar o narizinho ja vai ficando complicado kkkkk. Algumas vezes ela espirra e involuntariamente sai aquele horror de muco que uma criança na idade dela sem dificuldade conseguiria expirar com ajuda.
Enfim... Ainda não precisei usar o aspirador, mas ja fiz uns testes pra ver se ela não teria medo e desco ri que ele toca musiquinha pra distrair o baby. Faz um barulho razoável e é muuuuito mais prático que um aspirador comum, desses parecidos com os usados nos hospitais. Da pra carregar dentro da bolsa e levar pra qualquer lugar :)
Eu não sei se vende no Brasil. Pelo menos na minha cidade não tem. Os nossos foram comprados no Walmart nos EUA. $40,00 dolares o termômetro e $19,00 o aspirador nasal.
Em muitos blogs de mamães achei varios comentários positivos sobre os dois produtos e agora vamos testando pra ver se é toda essa maravilha. Eu duvido que não seja kkkkkk.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Segurando nas alças

Algumas mamães passam despercebidas por situações que nós, mães especiais passamos.
Laurinha ta começando a segurar nas alças do copinho com bico e ta aprendendo que se chupar consegue beber o líquido kkkkk
Sempre foi uma dificuldade usar esses copinhos com bico de silicone. Todos que encontrava tinham esse sisteminha que o liquido so sai se a criança chupar.
A minha baby precisa provar primeiro. Ela so chupa se sentir o gostinho do suquinho ou provar a comidinha :)
Consegui achar um copinho meio termo na viagem que fizemos aos EUA e o bico é perfeito pra ela. Ja tinha tentado ate aqueles com o bico de plastico, mas ai o jato de liquido era grande ou ela nao conseguia sugar por conta do material do bico. Tenso!!
O copinho dos "isteites" é legal e ela começou a usar primeiro sem as alças, porque todas as mamadeiras com alças causavam um certo medinho.
Uns três dias eu comecei a usar as alças do copinho e o medo ta sumindo aos pouquinhos.
Ela ja aceita colocar perto da boca e ate arrisca sugar... Mas as vezes ainda empurra fazendo careta kkk
Meu objetivo esse proximo semestre é conseguir que ela use somente o copinho com bico e tentar largar aos pouquinhos a mamadeira ja que ela consegue comer de colher.
Vamos ver se cola ;)
Bjs

sábado, 15 de junho de 2013

Laurinha e suas pequenas evoluções

Outras vezes já citei aqui as peripécias que a Laurinha anda aprontando.
É bom demais ver o quanto ela vem evoluindo, apesar do atraso cognitivo que ela tem.
Ainda não fala absolutamente nada, emite poucos sonzinhos e sequer compreende nossos comandos.
Mas é incrível como ela começa a se fazer entender e entender algumas coisas ao seu redor.

É tão lindo ver como ela reconhece um jaleco branco e associa à figura de um médico; isso já provoca uma carinha e um beicinho de choro que são uma delícia.
Já sabe o que é injeção porque toda vez que é preciso tomar uma ou fazer um exame de sangue, a carinha de choro e o medo também já se mostram presentes.
Até pode parecer maldade da minha parte, mas eu acho muito bom que ela já tenha esse entendimento, mesmo que seja reconhecendo alguma coisa ruim.

Por outro lado, se mostrar um pratinho de sopa ou uma mamadeira, ou um tubinho de danone, ou uma colher de brigadeiro, a moleca já abre uma boquinha esperando ganhar uma gostosura kkkkk.
Ela tem um medo insuperável do microondas, não chega perto nem quando tá desligado.
É fissurada de paixão pela luz do forno, então nada de acender quando estiver em uso, porque ela vai metendo a mão mesmo.
Tem medo da máquina de aerossol, mas fica tão, tão, tãaaao comportadinha fazendo, o coraçãozinho disparado, mas não mexe sequer um fiozinho de cabelo e nem chora.

Quando acorda de manhã quer banho e fica irritada se demora pra tomar.
Abre a boca pra escovar os dentes e já sabe que é preciso só de ver a escova.
Não suportam nem nessa vida e na outram que toquem nos cabelos dela, na hora do banho são tantas as músicas pra deixar lavar que o repertório já ta ficando limitado. Ultimamente é pentear o pouco que se consegue e colocar uma tiara pra não ficar caindo pelo rosto, porque prender é ritual impossível.

Puxa pela mão qualquer um que esteja próximo quando não gosta do que está passando na televisão e fica balançando os braços até que mude o canal e este seja aprovado kkkkkk
Aprendeu que o carro leva pra passear e abre aquele sorriso lindo quando vai chegando pertinho da porta pra entrar....

Enfim... as vezes eu penso que são poucos os avanços da minha filha, mas só de lembrar alguns pra escrever aqui eu fiquei pasma de ver o quanto ela evoluiu.
Hoje as preocupações são um pouco menos intensas, eu já tenho ciência de que tudo vai acontecer dentro do tempo dela e dos limites que ela própria vai quebrar... Mas a ansiedade pra que ela seja um pouquinho mais independente é grande e as vezes dolorosa... sempre acho que ela pode não conseguir e me pergunto o tempo todo o que acontecerá no futuro ou no dia que não estiver mais junto dela pra cuidar com o amor que só eu tenho?!
Aquário de Golfinhos no Aquática - SeaWorld - Miami2013

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pampers BRA x Pampers USA

Uma das milhares de coisas que me preocupam em relação ao desenvolvimento da Laurinha é o tempo (indeterminado??) que ela ainda usará fralda.

Alguns meses atrás, quando a questão preço x quantidade começou a fazer muita diferença no bolso, entrei em contato com o SAC da Pampers perguntando se não teria como comprar fraldas por um preço melhor diretamente com eles. Expliquei que minha filha tem PC e que vai usá-las por muito tempo e que todas as outras fraldas provocaram alergias muito severas. Enfim, a resposta foi negativa e voltamos a buscar os melhores preços... esses sem sucesso claro!! Pampers no Brasil é caaaaaro demais.

Ja prevendo então o uso das fraldas juvenis eu começei a pesquisar o custo x benefício e a situação é ainda pior kkkkkkk. Tensão demais pra um pobre bolso de mãe.

A solução que poderia ser a mais viável np entanto é a menos provável (???????), seria comprar Pampers nos EUA.

Na viagem que fiz com a Laurinha comprei um caixa hiper mega "abarrotada" de fraldas pelo preço razoavelmente menor do que pagaria em 3 pacotes grandes aqui. Ela usa essa quantidade no mês!!

A diferença é o tamanho das fraldas e a qualidade master. Que diferença gritante.
Comprei o que eu achava equovalente ao peso e tamanho usados no Beasil, mas as fraldas são tao grandes que teria sido muuuuuuuuito mais em conta comprar o tam menor.
O conforto e a eficiência em deixar o bebê (garotinha né?!) sequinho foi nota 10.

Pena que logo logo as fraldas master vão acabar e vamos voltar a busca de uma alternativa novamente.

Queria demais, demais, demais que os mesmos tamanhos de fraldas fossem vendidos aqui e eu nem me importava de pagar o mesmo preço kkkkkk pq aqui é caro demaaaaaaaais!!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Consulta com Geneticista

Ontem chegamos de Belém onde fomos consultar a Laura com a Dra Gloria Colonnneli, geneticista da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Nossa visita se deu em virtude da neuropediatra que iniciou o acompanhamento da Laura no início do ano, comentar sobre uma possível síndrome gética como alternativa para "justificar" o importanto atraso no desenvolvimento.
Partimos então em busca desse atendimento e fomos muito bem recebidos pela médica que me fez perceber que existem bons e sensíveis profissionais na rede pública de saúde ainda.
Ela foi de uma total atenção que não se esquivou de ler os exames que levei e ouvir tudo o qur tinha pra relatar.
Saímos do atendimento com vários exames pra fazer e a suspeita de um outro tipo de síndrome. Ja temos três no total,  porque a equipe que acompanha a Laura no Sarah também levantou a hipotese de uma síndrome no início do ano. La ela ainda vai participar de uma discussão genética com um especialista da rede, mas pelo tempo de espera acredito que esse atendimento seja para o final do ano.
Enquanto aguardamos uma posição do Sarah eu vou buscando alternativas e investigando com a Dra Gloria que foi otima no primeiro atendimento.

É bom demais poder buscar um novo diagnóstico, assim podemos direcionar melhor as terapias que a Laurinha faz. Saber em que pontinho podemos focar um pouco mais e ate mesmo um tratamento mais específico onde possamos obter melhores desempenhos.

Quando surgirem aa novidades nesse aspecto volto para atualizar.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

4 anos na Disney

No início do mês a Laura completou seus 4 anos.
Não planejei especificamente viajar com ela nessa data, já estava organizando e confeccionando os adereços pra festinha em casa. Mas a oportunidade surgiu e lá fomos nós encarar mais uma viagem com a Laurinha. Dessa vez Internacional - Orlando e Miami!!!!!!

O planejamento foi bem rápido, por conta do pouco tempo que tivemos. As maiores dúvidas são quanto ao tempo com ela no colo (o quanto na verdade vamos aguentar), a comida (se ela vai comer ou não), remédios (levo uma farmácia, torcendo pra ela não usar nada) e a manutenção do sono como é feita em casa, sem sair muito da rotina.

A grande maioria das viagens que já fizemos foram por motivos médicos, e é claro que não deixo de montar um roteirinho pra aproveitar pelo menos um pouquinho do que cada cidade que já visitamos pode proporcionar.

Eu não tinha muitas dúvidas de que ela aguentaria tranquilamente as mais de 15h de voo, mas fiquei um bocado apreensiva dela enjoar, até porque tínhamos um trecho noturno na volta ao Brasil. O lado bom foi que ela deu show de comportamento e dormiu praticamente a viagem todinhaaaa.

Na bagagem levamos muitas roupinhas de verão e alguns casaquinhos, pois em Orlando estava com temperatura na casa dos 16, 17ºC, o que pra gente é um frio danado kkkkk.
Coloquei em um isopor vários danoninhos, suquinhos, mucillon de caixinha e armazenei com gelo seco. Torcendo pra não ter que deixar nada no aeroporto, levei junto um relatório do Sarah e outro do Centro Estadual onde ela faz fisioterapia e especifica as dificuldades da alimentação. Foi tudo ok!! Acho que se não tivesse com gelo seco até teria dado problema.
Levei vários potinhos de papinha da Nestlé que sempre uso quando viajamos, um pacotinho de sopão de legumes com arroz, um fogão elétrico de 110 volts e comprei lá em Miami um mini liquidificador super compacto pra fazer as vitaminas de frutas.
Alimentação toda ok, foi a vez de montar a farmacinha. Levei um vidro de Depakene na bolsa dela e outros dois, um em cada mala que despachei para o caso de quebrar. Também levei uma receita em português mesmo do remédio. Remédios pra gripe, dor de barriga, infecção nos olhos (fui suspreendida com uma infecção em Búzios e não tinha remedinho na hora, precisamos passar no posto de saúde, mas o posto de Búzios era ótimo e a pediatra mto legal). Levei também remédinho pra inflamação na garganta, ouvido, pomadas de assadura, queimadura, enfim.... Dessa vez fui "equipada". Coloquei tudo na mala a ser despachada e torci pra não desviarem minha bagagem kkkkk.

Como sempre uso um sling nas vezes que viajo com a Laura, resolvi fazer um teste em casa antes de embarcar e percebi que pra longas caminhadas não ia ter condição de suportar os 16kg da minha moleca. A decisão foi que um carrinho seria adquirido nos EUA. Minha dica é comprar pela internet e mandar pro hotel. Fiz isso com roupinhas, sapatinhos (pra mim e pra ela), mas não comprei o carrinho. Vi um super baratinho no site do Walmart, que suportava até 50lb, aproximadamente 22kg e deixei pra comprar lá pra economizar uns 11 reais de frete. Enfim, o resultado foi que precisei usar o sling destruindo minha coluna por 4 dias procurando o bendito carrinho que não tinha em nenhum dos 3 Walmart que fui kkkkkk.

No dia 05 de abril fomos passar o aniversário dela na Disney, Magic Kingdom, e ela simplesmente me sorriu da manhã até a noite, foi lindo!! Laurinha não fala nenhuma palavra, mas me olha quando tá feliz. Ela sorria tão gostoso e me olhava como quem dizia "não acredito nisso mamãe". Eu não sei o quanto ela pode entender de tudo, mas sei que nos olhinhos dela aquele foi um dia especial.
Geralmente nas festinhas ela dorme antes do parabéns, enquanto os convidados se divertem a Laurinha fica no quarto sonhando. Nem a hora do parabéns ela curte, fica com medo e não bate palmas se as pessoas baterem também. Então tenho certeza que essa foi a melhor escolha esse ano. Ela REALMENTE se divertiu no dia do aniversário.

Não fomos em todos os brinquedos, mas acho que faltaram poucos pra que ela pudesse entrar. Até na montanha russa que tinha como limite 91cm de altura nós fomos kkkkkk. Laurinha espocando na gargalhada e o pai morrendo de medo!!

Ela amou conhecer a TinkerBell e valeu a pena os 70 minutos de espera na fila! Foi como um sonho realizado.

Não ficou doente, não deu trabalho e quando conseguimos enfim comprar o carrinho, foi perfeito pra mim e pra ela que pode dormir quando casanva dos passeios, sem chorar no meu colo.

Foi tudo muito bom!!












sábado, 23 de março de 2013

Idade cronológica x idade cognitiva

Durante muito tempo tu ficava insistindo em estimular a Laura pra que ela pudesse alcançar a então idade cognitiva de acordo com a idade cronológica. Depois de desencanar que ela jamais poderia ter um desenvolvimento "comum", resolvi deixar que o tempo se encarregasse dos ganhos.

Usamos a brincadeira como forma de contribuir pro desenvolvimento dela, montei um quartinho com diversos brinquedos lúdicos e alguns utilizados nas fisioterapias dos lugares que já levei a Laurinha. Temos uma escadinha e um jumping pra ajudar na parte motora e uma cadeirinha de balanço pra trabalhar o equilíbrio.

Laurinha já brinca com massinha de modelar, feijão, arroz e o mais delicioso do momento, a farinha!! Ela adora abrir e fechar armários, tirar tudo de dentro das gavetas, fechar as portas, subir e descer da cama, segura o controle na intenção de ver a televisão, curte o barulho das panelas no chão e adoooora quando a geladeira tá aberta, ela observa e quer demais mexer em tudo o que tem lá dentro.

Acho que é uma fase de descobertas, é gostoso. Hoje tenho uma mocinha de 4 anos em casa, que está muito longe de falar palavrinhas, contas historinhas, falar os numerais e desenhar as letrinhas. Mas tenho uma garotinha de aproximadamente 1 ano e meio, com aquele ar sapeca de mexer tudo o que tem pela frente e olhar com a carinha mais doce do mundo.

Não sei ao certo em qual período cognitivo a Laurinha se encaixa atualmente, acredito que ainda não concluiu o sensório motor, mas nesses 4 anos os avanços foram extremamente significativos, mesmo deixando a rotina intensa de fisioterapias um pouco de lado.

Pra quem quiser entender um pouquinho sobre a teoria cognitiva, tem um artigo muito simples no wikipédia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cognitiva#Sens.C3.B3rio-motor

terça-feira, 19 de março de 2013

Visual novo

E hoje foi dia de cortar os cabelinhos pela primeira vez!
Minha gatinha ficava angustiada com aquela cabeleira toda caindo pelo rosto e não conseguia tirar. Eu até que podia ter deixado mais tempo e tentar ensiná-la a se aliviar dos cabelinhos nos olhos, mas achei que já era hora de aparar as pontas que já estavam ficando ressecadas!
Ela ficou muito mais leve :) e lindinha

segunda-feira, 18 de março de 2013

Uma nova primavera está chegando...

Laurinha já está prestes a completar seus 4 anos de vida... Em poucas semanas a minha menininha me fará perceber o quanto veloz vem sendo o tempo.
Em quase 4 anos pudemos acompanhar o desenvolvimento e o aprendizado dela, muitas aventuras e muitas peripécias já, graças a Deus.

Esperta, atrevida, curiosa, atenta, são os novos sinónimos de Ana Laura. Apesar da não comunicação verbal, temos nos entendido muito de modo gestual e com o olhar. Ela já sabe se impor e demonstrar o que incomoda e o que deseja. Pega na minha mão e vai me mostrar o que tá "errado" em "desagrado" à sua vontade. As vezes é bem verdade que demoro a perceber, mas no final a gente consegue :)

Entre idas e vindas, nesses últimos meses pudemos vencer a rotina quase mensal de infecções urinárias, a Laurinha começou a tomar mais líquido e acho que isso pode ter ajudado positivamente.
Foi um ano sem muitas doenças, quase 100%.... Mas como era de se esperar, as vesperas de completar seus 4 anos ela ficou gripadinha. Acho que é a pressão da nova idade kkkkkk.

O melhor de tudo é que a cada dia ela está mais linda e aflora mais o meu coração, me enche de orgulho e me faz imensamente feliz!!!!
 

 


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bebê com verme?!!

No final do ano passado levei a Laurinha pra Búzios e deitamos e rolamos nas areias daquelas praias maravilhosas, deixei ela brincar de todo jeito, inclusive comer uns microorganismos desconhecidos hehehehe. Ela se fez feliz e muitoooo!

Quando voltamos de viagem apareceram umas manchinhas na pele dela e uns "curucurus" estranhos; mamãe que só não é médica por uma variação métrica muito pequena, disse logo que era a verme, cogitou até um bicho geográfico (mas o negócio não se mexia :) ). Deixamos meio quieto, ela só repetiu a dosagem do remedinho de verme que a Laura já toma todo semestre e observamos!! Passamos então a virada do ano em Salinas e lá fomos nós brincar na areia outra vez e beber mais água de mar, Laurinha adooooora kkkkkkkkk. O que fazer?? Não dá pra não deixar, ela é kids e kids gosta disso mesmo. 

Então novamente observei que a pele ficou outra vez "curucuru" e dessa vez ela teve uma infecção intestinal. Quando chegamos em casa fizemos a bateria de exames para a "bicha" e enquanto esperávamos os resultados levei a Laura no dermatologista.

Não gosto de dermatologista pq eles só passam remédios e soluções caras demais pro meu bolso, mas como era pra minha filha a gente foi lá encarar. De fato o médico olhou e associou com as infecções respiratórias da Laura, o broncoespasmo que ela tinha quando bebê, enfim.... foi um monte de conversa que resultou numa receita $$$ de três dígitos. Seguindo novamente o conselho da minha pediatra particular, não comprei as loções pq a mamis acabava de pegar o resultado dos exames e constado que a Laura tava com giárdia e ameba. Pra dar uma chance ao dermatologista eu mudei o shampoo, loção hidratante, sabonete e condicionador; ela já não usa perfume mesmo, e então segui a risca o que ele havia sugerido por uma semana, enquanto isso ela também tomava o remédio pra matar as verminosas.

No final das contas, a pele da Laurinha só piorou, e as piras da costa espalharam pra barriguinha e embaixo do bracinho o que me fez constatar que ela é alérgica sim aos produtos de bebê como eu já havia percebido há anos atrás.

Voltei a dar banho com Dove (não estou fazendo propaganda :) ) Mas ele tem 1/4 de creme hidratante que amacia a delicada pele da minha Xuxu kkkkkkk e foi assim.... Resultado, ela terminou o remédio pra verme, elas morreram (até a próxima visita a praia hahahaha) e a pele da Laura melhorou, ja está macia e gostosa igual bundinha de baby novinho e meu bolso com menos $$$ três dígitos (mesmo não comparndo tudo o que o dermato havia receitado)