terça-feira, 22 de março de 2011

A busca por um diagnóstico.

Ultimamente eu andava um pouco nervosa, angustiada, estressada... era um mau humor tamanho que nem eu me agüentava.
Não sabia o motivo da minha ansiedade, mas enfim, acho que acabei recebendo de alguma forma, um aviso de que dias ruins ainda estariam por vir... e acreditem, acho que piores ainda virão!

Ontem levei a Ana Laura pra uma consulta de rotina com a pediatra... no meu coração havia uma estranha sensação de medo misturado com incapacidade, uma ligeira sensação de perda. Estranho!!!

Foi uma consulta simples, normal, como tantas outras, falamos basicamente das mesmas coisas, mostrei os últimos exames que a Ana havia feito e apesar da minha aparente tranqüilidade na frente da médica, eu tava muito nervosa com cada palavra que saia da boca dela.

“É acho que vamos ter que ficar com a história de parto que a Ana Laura tem”.... isso foi a morte pra mim. Eu gritei por dentro “EU QUERO UM DIAGNÓSTICO DEFINITIVO, ALGO QUE POSSA PESQUISAR, SABER, ENTENDER E ENTÃO BUSCAR A CURA”

“O que mais me preocupa não é o fato da Ana Laura ainda não andar ou falar, é o perímetro cefálico, o cérebro não ta crescendo”... ali meu coração morreu!! O que eu menos precisava ouvir é que o cérebro da minha filha não tá crescendo. Milhões de coisas passando na minha cabeça, e então ela não vai raciocinar, não vai falar, vai ficar estagnada com o pensamento e atitudes de um bebezinho? Me pergunto isso a todo instante... já pesquisei tanto sobre tantas coisas, mas não sei o que realmente pesquisar...

Ai que loucura tudo isso! As vezes tenho a sensação de que não é comigo... eu to tão parada, tão cansada, tão absurdamente esgotada... as vezes tenho a sensação de que estamos fazendo as coisas erradas ou de que estamos perdendo tempo com algo que não é o problema sério.

“O olhinho também preocupa, talvez ela não enxergue bem, talvez tenha descolamento de retina”... como assim? Aff, não dava pra parar não? infelizmente só vamos saber depois de fazer exame de fundo de olho, mas só no futuro, a Laura precisaria de centro cirúrgico e anestesia e estamos correndo de anestesia até pelo menos dois anos sem crise convulsiva. Esse é o meu objetivo para dar continuidade aos exames que precisem de contrastes e anestesia. Enquanto isso, apenas esperar...

Uma luz... “erro inato do metabolismo é um exame que pode identificar várias doenças e se conseguirmos encontrar uma nesse exame, podemos tratar e curar”; “não é um problema genético, o cariótipo é normal”... felizmente posso fazer esses exames de graça. Mas ainda é preciso esperar...

No fim das contas, são tantos problemas que de certa forma nem nos dávamos conta... voltei pra casa sem acreditar que ainda tem tanta coisa a ser esclarecida.

Queria que nessa cidade tivesse um médico, um excelente neurologista, um que não pensasse no dinheiro que vai ganhar (ah ta... tudo bem, que pense no seu dinheirinho), mas que trabalhe em prol de ser o melhor, de se interessar pelo caso dos seus pacientes e que nos ajudasse a investigar os problemas da Ana Laura.

Paralisia cerebral? Não discordo do diagnóstico recebido até agora... atraso cognitivo? Também não... afinal é também uma conseqüência. Mas... no fundo, não é só isso. Eu tenho um exame de imagem que me diz isso, apesar de não entender o que significa, mas uma coisa eu já sei... deficiência na mielinização. O que eu ainda não consigo entender...


São tantas as reticências... mas a minha vida anda assim, esperando uma continuação... e que o final seja FELIZ!

Um comentário:

  1. Amiga, não sei o que dizer... imagino seua angustia e me pergunto se eu teria forças. Você é forte, sei que está cansada, mas ainda assim vc é muito forte e mais que isso, é determinada, ama sua filha e tenho certeza q não vai se conformar até tudo estar bem!
    Confia em Deus!
    Te amo!
    Bj

    ResponderExcluir